Garagem da Next Mobilidade em São Bernardo do Campo/SP.
(Fonte: Google Maps - fevereiro/2024).
Em 2021 a Next Mobilidade assume as concessões do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e da Extensão Diadema-Brooklin (ligando as zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo) sendo 33 km no trecho São Mateus-Jabaquara e 12 km no trecho Diadema-Brooklin. O sistema atende às cidades de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
De acordo com o site da empresa seus 258 ônibus rodam aproximadamente 1 milhão de km e realizam 80 mil viagens por mês no corredor ABD (mais de 30 mil km/dia). Com nove terminais metropolitanos e 110 paradas ao longo do Corredor a responsabilidade da Next inclui também toda a manutenção dos veículos, corredores, linhas aéreas, canteiros de flores, árvores e sinalização dos trajetos.
Frota Verde:
Antes de discorrer sobre a composição da Frota Verde da Next Mobilidade é importante salientar que a empresa não esclarece e nem ao menos responde aos contatos e questionamentos feitos pelo site "Trólebus Brasileiros". Portanto as informações abaixo são uma estimativa, de acordo com o que acompanhamos nas redes sociais e sites de notícias especializados.
Na tabela abaixo listamos os trólebus que fazem parte da frota em 2024. Da frota herdada de sua antecessora Metra excluímos o trólebus Cobrasma/Powertronics, que supõe-se que foi levado ao Museu de Transportes da Viação ABC, além dos trólebus Busscar/Eletra que foram baixados nos últimos anos e o trólebus 7213 Scania/Marcopolo/Tectronic (ex-CMTC/Eletrobus/Metra) que ainda é visto na garagem da empresa, apesar de não estar operacional (vide imagem abaixo da tabela).
Garagem da Next Mobilidade em São Bernardo do Campo/SP - em destaque o trólebus 7213 - foto de 2024.
(Fonte: Google Maps - fevereiro/2024).